segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

modulo 11 | Imprime as tuas marcas

Nome: Tiago Macedo

Módulo: 11

Neste módulo pretende-se saber quais as finalidades da impressão, quais os métodos utilizados e objectivo final. A proposta feita pela professora, ao contrário das outras foi apenas pesquisa, pois não tínhamos material suficiente para trabalhar na área de impressão.

modulo 11 impressão | pesquisa

Quando um projecto gráfico deve ser impresso em uma impressora comercial, será muito importante definir, antes mesmo do início do projecto enquanto arquivo digital, qual será o sistema de impressão e o tipo de papel em que esse projecto será impresso.

Não só por questões de orçamentos, mas também por questões intimamente ligadas à estrutura interna do arquivo. Para discutir estas questões procure a gráfica de sua preferência e exponha as características principais do projecto (tiragem, tamanho final, número de cores etc.), para que ela possa auxiliá-lo numa escolha mais adequada do sistema de impressão e tipo de papel.

Existem vários sistemas de impressão, cada um mais adequado ao tipo de aplicação:

  • Flexografia,
  • Serigrafia,
  • Tampografia,
  • Impressão digital

A utilização de cada um vai depender de alguns factores, tais como:

  • O tipo de suporte (papel, plástico, adesivo...)
  • A qualidade estética final do material impresso,
  • A resistência do material,
  • A tiragem etc.

O offset

É um dos sistemas mais utilizados pelas gráficas, devido à alta qualidade e ao baixo custo que oferece, principalmente para grandes quantidades. É um sistema de impressão indirecto, conforme a palavra original inglesa, baseado na repulsão tinta-água sendo ele um processo flexográfico. Os processos de impressão exigem a confecção de fotolitos e as subsequentes chapas de impressão (directo para o filme). Actualmente, existe também o offset digital, que dispensa o uso dos fotolitos, também chamado de processo directo para a chapa. O sistema offset permite o uso de várias cores, retículas uniformes ou variáveis, de modo que as cópias obtidas podem ser de alta qualidade. As máquinas offset podem ser planas ou rotativas, sendo que as rotativas servem para grandes tiragens (geralmente acima de 20.000 cópias) e as planas para menores tiragens.

As impressoras podem variar o número de tintas que imprimem simultaneamente: existem impressoras offset que imprimem apenas uma cor e aquelas que imprimem até dez cores automaticamente (ciano, magenta, amarelo, preto e mais seis cores especiais).

A flexografia

Um sistema de impressão em alto-relevo a partir de matrizes de borracha (fotopolímero), confeccionadas a partir de arquivos digitais à laser ou fotolitos. As características da flexografia permitem impressão sobre vários tipos de materiais, além do papel (plásticos, laminados, poliéster, plásticos em geral, papéis para presentes, tecidos, papelão ondulado etc).

A serigrafia

É um dos mais antigos processos de impressão, sendo bastante artesanal e sendo um dos processos mais flexíveis pois pode ser realizado na maioria dos materiais existentes na terra; hoje é um processo muito usado no acabamento de produtos gráficos, nas indústrias do ramo automobilístico, eléctrico, electrónico (painéis, placas de circuito impresso, computadores, teclados,etc..), construção civil, comunicação urbana, indústria têxtil, produção artística, e outros. Actualmente, o seu processo é totalmente automatizado. Dos fotolitos, as imagens são gravadas por processo fotográfico em telas sintéticas especiais revestidas com uma finíssima camada impermeável às tintas; as regiões gravadas com a imagem são permeáveis às tintas, ao contrário do resto da tela, que permanece impermeável; cada tela é fixada numa moldura rígida e posicionada sobre a superfície a ser impressa.

A tampografia

É um sistema indirecto de impressão que utiliza um cliché em baixo relevo. A imagem é transferida da matriz para o suporte através de uma peça de silicone denominado tampão. O tampão pode ter diferentes formatos, o que, aliado a sua flexibilidade, permite a impressão em superfícies irregulares, tais como: côncavas, convexas e em degraus (não planas). Actualmente utiliza-se em concorrência com a serigrafia no campo da estamparia de objectos tridimensionais. Aplicações típicas incluem brinquedos, relógios, electrodomésticos, vidrarias, brindes, pratos, teclas de computador, painéis de aparelhos electrónicos, canetas, e outros.